QUEM É CELSO SABINO

Deputado Federal pelo PSDB no Pará

Meu Currículo

Me graduei em Direito e Administração, sempre estudando a noite, ou nos fins de semana, pelo CESUPA e UNAMA. Fiz também Pós-Graduação em Controladoria, Auditoria e Gestão Financeira, pela FGV. Concluí também o curso de aperfeiçoamento em gestão pública tributária, pela ESAF. 

Aprovado no exame da Ordem dos Advogados (OAB). Finalizei em 2017 o Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais, na UMSA, na Argentina. Em 2019, pretendo iniciar meu Pós-Doutorado, se Deus quiser…

Bom, como falei no início, comecei a trabalhar cedo, com meu pai, desde os 14 anos. Na empresa da família, que ele construiu desde cedo, muito novo, órfão de pai e onde aprendi muita coisa e incorporei muitos valores e lições, como: “O trabalho dignifica o homem”.

Comecei como office boy, trabalhei no almoxarifado, nas compras, na Navegação, no embarque e desembarque, enfim, fiz quase de tudo.

Aos 22 anos, passei no concurso pra Auditor Fiscal na SEFA, onde estou até hoje. Licenciado agora para exercer o cargo de Deputado Federal.

Minha Trajetória

Ainda jovem, no ensino médio, fui presidente do Grêmio estudantil do colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré em Belém. Eleito com aproximadamente 1.300 votos. Fui também na juventude, presidente da Juventude do Partido Progressista.

Antes de me filiar no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em outubro de 2013, passei pelo Partido da República (PR). Em 2010, obtive 19.140 votos e assumi como suplente no ano de 2011, ano em que apresentei importantes projetos para o desenvolvimento do Estado do Pará.

Em 2012, ocupei o cargo de Secretário Estadual na Secretaria de Trabalho Emprego e Renda – SETER, conseguindo feitos importantes na gestão como: recorde de cursos ofertados, com 21 mil cursos; encaminhamento para emprego; agilidade no atendimento, reduzindo o tempo de espera para dar entrada no Seguro Desemprego; criação da FAM – Feira do Artesanato Mundial e implantação da ação “SETER nos Bairros”, onde levou todos os serviços da secretaria para os bairros.

Em julho de 2013, assumi a presidência do Instituto de Metrologia do Pará – IMETROPARA, deixando a marca de qualidade no atendimento, recorde de desempenho anual após 3 meses e o recorde de desempenho histórico no 4º mês desde a fundação do órgão.

Em 2014 consegui a almejada vaga como deputado estadual, atingindo quase 40.000 votos, o dobro da votação de 2010;

Fui um dos deputados mais atuantes, sendo o deputado que mais aprovou Projetos e terminei o mandato entre os 3 deputados que mais apresentou projetos de lei, foram mais de 120.

Durante o exercício no parlamento do Estado do Pará, obtive muitas conquistas para o Estado, mesmo com a crise política e socioeconômica que o País enfrenta.

Cargo Político Atual

No pleito de outubro de 2018, fui eleito como deputado federal pelo Estado do Pará com 146.288 votos de confiança, votos cujo pretende honrar e representar na Câmara Federal, em Brasília.

Minha atuação se destaca nas seguintes áreas:

Neste sentido, Coloco o meu mandato à disposição de toda a população paraense, da sociedade civil organizada, das entidades representativas, da juventude, dos membros da melhor idade, das minorias, enfim, todos que me procuram serão sempre bem-vindos.

Minha Família

A minha família é absolutamente, abaixo de Deus, a coisa mais importante pra mim.

Sou filho da dona Fátima e do seu Sabino, como são conhecidos.
Sou o 10º filho do meu pai e o 7º filho da minha mãe, que teve 2 homens e 5 mulheres. Sou o caçula 😍

Eu tenho um excelente relacionamento com todos, meu pai, minha mãe, todos os meus irmãos e irmãs 🙏🏼🙏🏼🙏🏼❤. Como disse: minha família é muito importante pra mim. Sou casado e tenho 5 filhos, 4 comigo aqui e uma princesinha lá com Deus.

Eu sou cristão e frequento a igreja evangélica. Me dedico muito a tudo que faço, mas tento estar cada minuto disponível com meus filhos, minha mulher e minha família. Disso eu não abro mão.

Por isso ninguém me vê em bares ou afins. Nada contra, mas meu tempo é curto demais e não posso desperdiçar as oportunidades de estar com eles.