As crianças que precisam estar em ambientes de tratamento de saúde são seres vulneráveis ao estresse, ao desgaste emocional e com certos impedimentos de viver a infância em sua totalidade. Pensando nisso, o deputado federal Celso Sabino propôs, na Câmara dos Deputados no dia 27 de março, através de um projeto de lei, que os estabelecimentos que prestem serviços clínicos pediátricos mantenham brinquedotecas a disponibilidade das crianças, possibilitando aos pequenos a chance de ter acesso às alegrias da infância durante a etapa de tratamento e internação.
Sobre o seu projeto, o parlamentar aponta que: “A brinquedoteca se abre como espaço privilegiado para a criança exteriorizar seus sentimentos em relação ao tratamento médico, ao mesmo tempo em que permite o contato com o outro, no mais das vezes igualmente paciente internado, permitindo momentos de compartilhar medos e ansiedade; e também de empatia com o sofrimento alheio, como forma de ajudar a entender si própria com uma vida diferente da de outras crianças, em um mundo também estranho em que se encontra, e a lidar com ganhos e perdas”.
O deputado apresentou o mesmo projeto como indicação na Assembleia Legislativa do Pará, o qual obteve aprovação, e agora pretende obter o mesmo fim apresentando-o na Câmara dos Deputado, tornando-o uma Lei Federal para que as crianças possuam este benefício em prol de preservar a sua infância nas fases de tratamento e recuperação.